HCWH publica "Relatório Sobre a Pegada Climática da Assistência à Saúde"

  • América Latina: Português

health care's climate footprint

A pegada climática da área de saúde é de 4,4% do total global; ou seja, se fosse um país, seria o quinto maior emissor de gases de efeito estufa do planeta. Com uma pegada desse tamanho, fica claro que a assistência à saúde pode desempenhar um papel vital na mitigação do impacto climático da humanidade. 71% das emissões do setor saúde provem da sua cadeia de suprimentos, decorrentes da produção, transporte e descarte de bens e serviços.

Essas informações e muitas outras estão no relatório “Relatório Sobre a Pegada Climática da Assistência à Saúde: como o setor de saúde contribui para a crise climática global e as oportunidades de ação”, um relatório da Health Care Without Harm em colaboração com a Arup.

O relatório defende uma transformação do setor de saúde que o alinhe com a meta do Acordo de Paris de limitar a mudança climática a 1,5 graus Celsius. "As organizações de saúde devem liderar o caminho, não contribuindo para o ônus da doença", diz Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da Organização Mundial da Saúde.

Acesse o site do nosso parceiro estratégico no Brasil, Projeto Hospitais Saudáveis, para mais informação